A Cultura é que nos faz humanos! A Cultura nos Humaniza! | César Nunes

Quero abrir aqui uma reflexão coletiva sobre Cultura. Mas, que seja feita em alto grau de fundamentação. Não se pode perder tempo com conceitos alienados, rudes, ideologicamente colonizados. O conceito de “cultura” nos ensina muitas coisas! Aprendi com Alfredo BOSI. O verbo latino “colere” significa “cultivar”, “arar a terra”, “revolver, plantar na terra”. Um sentido bem material, bem real, sem nenhuma abstração inicial.  Reporta-se às condições do homem na fase de sedentarização, quando necessita produzir os meios de sua subsistência na terra, em condições de exploração agrária, teria que inventar a agricultura e fixar moradia e proteção coletivas. Ao “cultivar” a terra os grupos humanos extraem da terra sua sobrevivência. Esta é a premissa basilar. Os homens estão fadados a produzir os seus meios de sobrevivência material. Transformar a natureza para saciar suas necessidades!

O particípio passado do verbo latino “colere” é a palavra “Cultus”, que significa: “o que já foi cultivado, o que já foi explorado, o que já serviu de vida para todos”. Nas regiões e nas terras já esgotadas, noutras de difícil trato agrícola, ou naqueles espaços marcados por especiais condições,  tais como os morros, colinas, alguns penedos, costumava-se enterrar os mortos, sobretudo com marcas de fácil reconhecimento e que eram rigorosamente observadas e consideradas como sagradas para os grupos humanos. O primeiro rito religioso genuinamente humano é o reconhecimento do culto aos antepassados, aos mortos. O “culto” se expressa aqui, o  ethos da religião é o culto aos mortos, o reconhecimento da “terra que já cultivada”, que já “serviu e alimentou o grupo”.

O particípio futuro do verbo latino “colere” é “Culturus”, que significa: “o que se deve ensinar aos pequeninos, às crianças, aos jovens, para que eles possam cultivar a terra e reproduzir a vida social, material, econômica e espiritual do grupo”. Cultura vem desta raíz. Cultura é a dimensão histórica, social e grupal, da vida humana em sociedade. Sem cultura não se realiza a dimensão do agir humano em sociedade: presente, passado e futuro! A cultura é a consciência material e coletiva da ação humana, na cultura está a identidade dos grupos humanos!

Cultura é tudo o que os grupos humanos e as pessoas produzem. Tudo o que o ser humano faz e realiza é cultura! Tanto quanto trabalhar e pintar, fotografar e cantar, escrever e chorar, rezar e amar, fazer casas e usar brincos, contar os dias e olhar a lua, registrar poesias e pintar nas cavernas as cenas de caça – tudo, absolutamente tudo isso é a produção social da condição humana!